sexta-feira, 31 de março de 2017

Ida ás Urgências no Hospital (lavagem ao Olho)

 Este documento serve para alertar para os perigos de trabalhar com ácidos e também para os cuidados a ter quando manejamos com maquinas,em que há o perigo de nos projectar coisas para o olhos. 

Esta quarta-feira passada decidi fazer uma placa de electrónica,e até á data nunca tinha tido qualquer problemas com o acido Percloreto de Ferro.

Pois bem nesse dia não foi o caso,há dois anos tive também a infelicidade de trabalhar com a rebarbadeira e ficar com pequenas limalhas no olho ,que me valeram uma infecção que nem conseguia ver a luz do dia, e valeu me a lição,que seria poupado pela aquisição de uns óculos de protecção baratos....

Embora o Percloretto não afecte a pele a curto prazo, é um acido potente ,imaginem como corroí o cobre das placas de electrónica em breves minutos !

depois de saltar o acido as dores são imediatas como se o olho estivesse a pegar fogo,de tal que peguei na mangueira do chuveiro e apontei para o olho durante alguns minutos ,acabei por usar detergente das mãos no olho uma vez que aconselham o uso de sabão mas como não tinha foi o que veio á mão,despejei também soro fisiológico depois de lavar novamente com agua abundantemente.

Estava sozinho em casa e liguei para avisar a minha mulher que me dirigia para o Hospital mais próximo.

Uma vez que estava sozinho devemos avisar sempre outros para irem monitorizando-nos externamente.

Peguei no carro e apressei-me ás urgências do S.João,pelo caminho já sentia o desconforto do olho queimado,quando cheguei deixei o carro no baldio mais próximo e fui a correr em direcção ás entradas das urgências.

fui atendido no guichet depois de um senhor contar a vida á recepcionista,infelizmente há pessoas que pensam que as urgências deles têm tempo e não se lembram dos outros...

Lá disse á senhora que me tinha caído acido no olho e fui encaminhado para a triagem que como era de esperar á tarde estava cheia,esperei pelo menos 1 hora,nem sequer pensei no tempo,limitei-me a fechar o olho afectado e deixar me estar a um canto...

Quando me chamaram na triagem deram-me logo a fita vermelha e encaminharam-me para as urgências de oftalmologia,nesta fase foi excelente ,porque quando dão entrada na triagem recebem a informação no departamento em tempo real ,e tinha lá uma senhora á espera,mas chamaram-me logo.

A enfermeira apressou-se a fazer me uma lavagem ao olho ,mas antes retirou uma amostra de liquido lacrimal ,para ver o Ph ,se ainda estava acido.

Nesta fase o meu olho já estava como na foto em baixo:

 

E agora começa a outra fase dolorosa:

1º colocaram-me um dispositivo para não fechar o olho idêntico á foto em baixo .

Desta forma é impossível fechar os olhos,depois é pegar num daqueles suportes de soro fisiológico e meter 1 litro de soro fisiológico a sair através de conta gotas apontado ao olho durante 30 minutos até ficar vazio,e pediram para ir mexendo com o olho para cima e para baixo .

Se acham que pôr gotas nos olhos mete aflição pensem em gotas a cair no olho durante 30 minutos !

Enquanto lá estive pude ouvir, uma vez que tinha de estar com a cabeça para cima devido ao soro fisiológico,um senhor das obras que lhe tinha entrado cimento para os olhos,pelo que ouvi o caso desse estava feio porque alem do cimento entrou areia e não sei até que ponto afectou o olho ,mas o medico disse que ele tinha arranjado uma bonita ,agora pensem..

um puto também deu entrada, tinha enfiado qq coisa no olho mas não demorou muito, penso que foi só para tirar a teima que estava tudo bem,o pai dele é que ficou chocado a olhar para mim,alias não é todos os dias que vemos um gajo deitado com soro fisiológico a cair directamente no olho :)

Não querendo alarmar mais ,resultado:

-irritação ocular

-Colocar 2 pomadas, 3 vezes ao dia(durante 7 dias).

-Colocar gotas oftalmológicas para lubrificar 5 vezes ao dia até acabar.

-Despesa 20,88 euro e um tratamento durante pelo menos duas semanas.

Alem da sorte que tive ,era desnecessário, se usasse uns óculos de protecção baratos,no final foi muita sorte,porque há quem use acido sulfúrico ,e mesmo eu já pensei noutras experiências, com Acido Nítrico bem pior que o Percloreto.

Alem da imprudência dos óculos foi o estar sozinho ,se tivesse ficado inconsciente talvez não tivesse tanta sorte.

Espero que isto sirva de aviso a outros para não terem o mesmo azar que eu.

e desta vez vou mesmo comprar uns Óculos de Protecção !

Grande Abraço a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário